Seção de Transportes

A Seção de Transportes da Prefeitura do Campus USP de Ribeirão Preto tem como objetivo prestar apoio às atividades desenvolvidas pelas Unidades/Órgãos e pela própria Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto.
Somos responsáveis por gerir o serviço de circular do Campus, a frota da Prefeitura, operar o posto de abastecimento de máquinas agrícolas e apoiar as atividades desenvolvidas pelos diversos serviços e seções pertencentes à Prefeitura do Campus.
Nosso quadro de servidores é composto por 11 (onze) motoristas, 01 (um) auxiliar de manutenção, 01 (um) mecânico, 02 (duas) auxiliares administrativo e 01 (uma) secretária.
Além dos motoristas da Seção, possuem autorização para conduzir veículos outros 99 servidores da Prefeitura do Campus.
Nossa frota é composta por 23 veículos próprios de varias categorias, como motos, carros de passeios, caminhonetes, caminhões e ônibus.
 

Nome Cargo
Ahmad Sarkis Kanaan Chefe de Seção/Motorista
Antônio Horácio de Paula Motorista
Antônio Roberto Hussar Motorista
Bruna Gabriele Massaroto Secretária
Fátima Aparecida Lúcio Júlio Auxiliar administrativo
Gilberto Mazzucatto Junior Motorista
Joacir Luiz Melo Auxiliar de Manutenção
José Joaquim Ambrósio Motorista
José Joaquim de Araújo Motorista
José Luiz Paul Junior Motorista
José Márcio Zanetti Motorista
Maria Antônia Contart Campinas Auxiliar administrativo
Nelson Luiz de Assis Mecânico
Paulo Grigolete Motorista
Thiago Luiz David Pereira Motorista
Valdemir Aparecido Coleto Motorista

 

Como solicitar Veículos

Procedimentos – Veículos Frota SCTRANS

A SCTRANS/PUSP-RP administra 47 (quarenta e sete) veículos de sua própria frota, devendo ser solicitados obrigatoriamente por e-mail, preferencialmente com antecedência mínima de 48h, ou via processos e protocolados.

Formulário de solicitação


Procedimentos – Veículos POOL

O Sistema de Empréstimo de Veículos ou Pool é um sistema de compartilhamento de veículos oficiais entre as Unidades e órgãos de quaisquer Campi da Universidade, visando a economia de recursos e despesas. Esse sistema está dividido em seis pólos gestores, presentes em cada um dos Campi nos quais ocorre a gestão dos veículos oficiais presentes no Pool daquele local.
Para realizar a reserva de um veículo pertencente a um dos pólos gestores é necessário preencher e enviar uma solicitação realizada exclusivamente online via Sistema Frota Web e apenas pelos servidores com acesso como gestores de Unidades, normalmente, os responsáveis pelo serviço, seção ou setor de transportes ou veículos de cada Unidade.
Assim, o funcionário ou departamento que precisa realizar um atendimento ou viagem deve obrigatoriamente entrar em contato com o responsável pelo setor de transportes de sua Unidade, e, caso os veículos pertencentes a esta Unidade não possam ser utilizados, este tem a opção de solicitar um veículo pertencente ao Pool.

 

Responsáveis por Unidade:

Unidade Nome Ramal E-mail
EEFERP Sr. Reynaldo S. Genares 8615 scapoio90@usp.br
EERP Sr. Reinaldo Carboneri 3383 ctrans@eerp.usp.br/reinaldo@eerp.usp.br
FCFRP Mauro César P. dos Santos 4297 mcsantos@fcfrp.usp.br
FDRP Sr. Waldemar Fernandes Filho 0614 wfilho@usp.br
FEARP Sandro R. A. de Morais 3894 sandro@fea.usp.br
FFCLRP Flávia Perez Pinto 4399 flaviapp@ffclrp.usp.br
FMRP Manoel Pinto Neto 3170 veiculos@fmrp.usp.br/mpneto@fmrp.usp.br
FORP Arthur Henrique Dib 4070 arthurdib@forp.usp.br

 

Horários para retirada e entrega de veículos:
9:00 às 11:30 e das 13:30 às 16:30 de segunda a sexta-feira

 

Veículos pertencentes ao Pool do Campus de Ribeirão Preto Quantidade
Carros (passeio) – até 4 passageiros 4
Camionetas (passeio e carga) – até 4 passageiros 1
Kombi (perua) – até 8 passageiros

3

Vans – até 15 passageiros 5
Micro-ônibus – até 28 passageiros 1
Caminhões (carga) – 1 passageiro 2
Total 16

Conforme orientação do Sistema de Administração de Transportes da Reitoria (SAT –Reitoria), em relação à cobrança para utilização do veículo, será contabilizada uma diária para cada período de até 24 horas, sendo contemplados somente dias úteis nos pólos gestores solicitados, conforme calendário oficial da Universidade.

O valor da diária varia de acordo com as categorias e características dos veículos e seu calculo é automatizado, cabendo aos gestores de pólo apenas o preenchimento dos horários de retirada e entrega do veículo.

A Unidade/órgão solicitante também arcará, se necessário, com as despesas referentes às diárias dos motoristas, conforme abaixo:

CATEGORIA DIÁRIAS EM UFESP
COMPLETA
(com pernoite)**
SIMPLES
(periodo superior a
8 horas sem pernoite)**
Docentes e servidores técnicos de nível superior 15 40% da completa
Demais servidores 10 40% da completa
Valor da UFESP (de 01/01 a 31/12/2016) – R$ 23,55

 

Fluxo da solicitação:

  1. A Unidade/Órgão requisitante preenche e envia o formulário via Sistema Frota, menu EMPRÉSTIMO TEMPORÁRIO DE VEÍCULO>SOLICITAÇÃO
    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: ao preencher a solicitação, considere como período total de uso o necessário para retirar, utilizar e devolver o veículo.
  2. Processada a requisição pelo Pólo Gestor, a Unidade/Órgão requisitante recebe um e-mail informando-a da confirmação de agendamento e neste momento deve indicar o(s) condutor (es) que vai (ão) retirar, utilizar e devolver o veículo, caso ele seja próprio, acessando o menu EMPRÉSTIMO TEMPORÁRIO DE VEÍCULO>AGENDAMENTO.
  3. o veículo a ser disponibilizado será temporariamente cadastrado no sistema de abastecimento e terá o cartão coringa indicado pela Unidade/Órgão associado à sua placa.
  4. O(s) Controle(s) de Tráfego (CT), assim como a autorização de tráfego em condições especiais, quando necessária, serão emitidos pelo Gestor do Pólo e quando o condutor for da Unidade/Órgão solicitante, ele providenciará a sua transferência para o pólo, para a abertura do CT.
  5. Quando da retirada e da devolução do veículo, na presença do condutor da Unidade/Órgão requisitante, será efetuado checklist das condições do veículo (documentação/estado geral) e dos equipamentos obrigatórios.
  6. O veículo será retirado e devolvido em dia útil de expediente normal na USP e em horário comercial, na sede da administração do Pólo Gestor do campus para o qual foi efetuada a requisição.


Orientações

Objetivo: formalizar a utilização de veículos, possibilitando o planejamento dos serviços da área de Transportes das Unidades/Órgãos.

Competência por parte do usuário:

  • Utilizar o veículo oficial em conformidade com as normas e procedimentos estabelecidos pela Universidade .
  • Entregar com antecedência a "Solicitação de Veículo", contribuindo para o planejamento das atividades e cumprindo os seguintes prazos:
  1. 48 horas - na solicitação de serviços no próprio Campus ou cidade;
  2. 5 dias - na solicitação de viagens;
  3. serviços com calendário fixo deverão ser agendados, assim que forem programados.

Preencher corretamente o campo destinado ao usuário, informando com precisão no item " DESCRIÇÃO DO SERVIÇO”, a natureza e as características do serviço solicitado, para que a área de Transportes possa organizar suas atividades e tomar as providências necessárias.

    Exemplo:

  1. Transporte de carga perigosa:- finalidade, tipo, quantidade, cuidados para o acondicionamento e transporte, documentação para fins de fiscalização, etc.
  2. Peças e assessórios de informática, eletrônica...

As solicitações antes dos prazos determinados pelo Manual de Normas e Procedimentos para Utilização de Veículos Oficiais, deverão apresentar o motivo pelo qual a solicitação não foi enviada pelo tempo exigido e será encaminhada a DVADM para análise e autorização ou não da mesma

 

Responsabilidades do Usuário 

  1. Colaborar no planejamento dos serviços, encaminhando a Solicitação de Veículo, com antecedência.( dentro dos prazos estabelecido no Manual de Normas e Procedimentos para uso de Veículos Oficiais do SAT-COPAVO).
  2. Utilizar veículos em serviços de interesse exclusivo da Universidade.
  3. Colaborar para a preservação do patrimônio da USP, concorrendo para que o motorista mantenha sua atuação dentro das Normas e Procedimentos para Utilização de Veículos Oficiais e das Normas do Código de Trânsito Brasileiro.
  4. Não concordar ou concorrer para o uso indevido do veículo.
  5. Obedecer os horários e itinerários fixados na Solicitação de Veículo.
  6. Conversar em voz baixa no interior do veículo, para não distrair a atenção do motorista.
  7. Não fumar no interior do veículo, em obediência à legislação em vigor.
  8. Aguardar o estacionamento regular do veículo para desembarque.
  9. Manter conduta moral e disciplinada no interior do veículo.
  10. Usar o veículo durante o horário permitido, preencher o impresso "Controle de Tráfego",comunicando o Chefe ou responsável da área de Transportes qualquer irregularidade cometida pelo motorista ou relacionada à manutenção do veículo.
  11. Colaborar e respeitar o trabalho do motorista, auxiliando-o diante de possíveis dificuldades.
  12. Fornecer informações para o motorista sobre o período de espera.
  13. Utilizar sempre o cinto de segurança (bancos dianteiro e traseiro).
  14. Considerar a importância do serviço de transporte para a USP.
  15. Colaborar na organização do serviço a ser executado, planejando-se da melhor forma possível para a agilização do atendimento, contribuindo para que o motorista não se ausente do veículo.


Escolha adequada do veículo

Tipo de Veiculo Passageiros
Carro de passeio 04 passageiros
Van 15 passageiros
Micro-ônibus 28 passageiros

Horários do Circular